Site oficial da escritora Sônia Moura

Exibindo: 1 - 10 de 95 RESULTADOS
Ensaios Livros Mensagens

EXÍLIO

EXÍLIO (por SÔNIA MOURA) Paguei para imprimir o seu retrato, depois peguei um fósforo e me propus a queimar a sua imagem. Risquei o fósforo, o fogo começou a lamber deliciosamente o papel pelas beiradas. Quando as chamas estavam prestes a alcançar a sua imagem, apaguei o fogo com a mesma rapidez das chamas enlouquecidas. …

Blogroll Ensaios

O Rei de Girgenti

  Hoje, terminei de ler o belo romance de Andrea Camilleri – O Rei de Girgenti , enquanto a história recua no tempo como realidade amarga, cruel, doentia, a fantasia se apresenta em tintas de ironia e o  sobrenatural alimenta ainda mais a fantasia e remexe as certezas da realidade, e é assim que a realidade, a …

Ensaios ensaios

As MARCAS, aS ILUSÕES e as CAVERNAS

As MARCAS, aS ILUSÕES e as CAVERNAS (Autoria: Sônia Moura)   Atualmente, com raras exceções, vemos pessoas “iguais” na forma de vestir – se, todos (ou quase todos) seguindo o mesmo padrão, isto nos mostra que uma das marcas de identidade dos povos – a vestimenta – está cada vez mais sendo descaracterizada.   Esse …

Ensaios

NUANCE ANAGRAMÁTICA

NUANCE ANAGRAMÁTICA (por SÔNIA MOURA) A palavra ONSIA é um anagrama para o nome SÔNIA. Teria essa anagramia o objetivo humorístico, irônico ou será que essas associações incorporam vestígios dos mistérios do “amar pela última vez”, que tão inocentemente, pensando existir, afirmamos ser possível, então, nos escondemos em nossas conchas, fazendo do dia, noite, arrastando silêncios, quando seria …

Ensaios

NUANCES

NUANCES (por SÔNIA MOURA) Sob o título “O mundo maravilhoso da palavra intraduzível”, a revista Língua Portuguesa – Ano II – no. 31- Maio de 2008, traz um belíssimo artigo sobre algumas particularidades da língua, no que concerne às abordagens diversificadas de uma mesma realidade, quando, por exemplo, para um vocábulo  da língua portuguesa, outros idiomas, por vezes, …

Ensaios

Estado, Sociedade e Universidade – Sistema de COTAS

  Estado, Sociedade e Universidade – Sistema de COTAS Autoria: Sônia Moura INTRODUÇÃO O assunto proposto para esse fórum – Sistema de Cotas – é delicado, difícil, complexo e extremamente importante. A primeira proposta de leitura e reflexão: Universidade e Sociedade nos convoca a pensar no distanciamento existente entre essas duas entidades, e, a proposta …

Ensaios

A AMPULHETA E O ESCRITOR

  A AMPULHETA E O ESCRITOR (por SÔNIA MOURA) O tempo da escrita é o tempo da magia. O escritor senta-se à mesa ou em qualquer canto, põe-se a trabalhar arduamente: lapida, encaixa, constrói, desconstrói, lima, lixa, funde, confunde, explica, provoca, apresenta, representa, pensa, sonha, realiza, duvida, acredita, fantasia. Quem escreve embarca nas ondas do …

Ensaios

ONDE (NÃO) MORA A POESIA?

ONDE (NÃO) MORA A POESIA? (Autoria: Sônia Moura) A poesia vive de suas canduras, franquezas e ilusões, se equilibrando entre o real e a fantasia, pois é retrato do mundo e reflexo da vida. É pelos vieses das dimensões do real que a poesia transita e é por esta e outras razões que um só …