NUANCES

amor - razões

NUANCES (por SÔNIA MOURA)

Sob o título “O mundo maravilhoso da palavra intraduzível”, a revista Língua Portuguesa – Ano II – no. 31- Maio de 2008, traz um belíssimo artigo sobre algumas particularidades da língua, no que concerne às abordagens diversificadas de uma mesma realidade, quando, por exemplo, para um vocábulo  da língua portuguesa, outros idiomas, por vezes, apresentam três ou mais palavras para identificar o que nós, falantes da língua portuguesa, fazemos com o uso de uma só palavra.

O autor do texto, Edgar Murano, assim inicia sua exposição:

“Que o amor é complicado, ninguém questiona. Mas o povo boro, da Índia, tem vocabulário aparentemente bem mais atento às nuances desse sentimento do que muitas línguas. Para eles onsay significa “fingir amar”;ongubsy, significa “amar de verdade” e onsia, amar pela última vez” “.

E o jornalista prossegue fornecendo outros exemplos, também, muito interessantes.

………………………………………………………………………………………………………….

Que perigosa delícia dá-se nomes diversos às diversas faces do amor.

Quem se atreveria a confessar a outrem que, no momento supremo da conquista ou nos momentos do amor acabado, que apenas fingia amar? Quem diria alto e bom som: onsay!onsay! ?

 

Por outro lado, seria facílimo para todos, mesmo para quem fingisse amar, usar o vocábulo ongubsy, para falar sobre o seu sentimento, ainda que este fosse, na verdade, fingido ou mentiroso.

 

Mas, da boca daquele/daquela que estivesse amando de verdade, tenho certeza de que a entonação dessa palavra seria diferente, bastaria que, a quem a declaração se destinasse,  estivesse mesmo atenta/o.

Diga-me quem puder:

Como saber que estamos amando pela última vez? Pois, quantas vezes a palavra onsia, a nosso modo, é pronunciada, para, na primeira curva da esquina, percebermos que pronunciamos esse nome em vão, porque o amor nos arrebata outra vez, embora lutemos tanto para negar.

Então, voltamos, rabinho entre as pernas, esquecidos da palavra “onsia” e a gritarmos: Ongubsy! Ongubsy!

 

Ah! O amor! O amor é mesmo complicado ou somos nós que não sabemos ver suas nuances com clareza? Difícil dizer.

amor_adolescente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *