VERBO DAR ou “QUEM BEBE DÁ DEZ!”

 

 

 VERBO DAR ou “QUEM BEBE DÁ DEZ!”

  VERBO DAR ou “QUEM BEBE DÁ DEZ!” (por Sônia Moura)

 

Preso num dos quiosques aqui da orla de Copacabana, o cartaz de uma bebida chamou minha atenção, dizia assim: “……. quem bebe dá dez!”.

Semanticamente, o verbo dar permite uma infinita variedade de significações, assim, no citado cartaz, temos claramente o jogo semântico, no qual o verbo pode indicar a atribuição da nota 10 (dez) à referida bebida e também pode representar a conotação sexual que é atribuída a este verbo, deixando em destaque o diferencial da bebida em questão, que mostra ter como principal elemento de sua fórmula, o estimulante e afrodisíaco guaraná.

Esta sensação, ilusão, vontade e/ou verdade, sobre o uso de bebidas afrodisíacas,  já vem de longe,  uma vez que o homem sempre procurou bebidas, comidas e amuletos, que fossem capazes de aumentar a capacidade sexual, são os chamados afrodisíacos, termo que data de aproximadamente cinco mil anos e  deriva do nome da deusa grega do amor e da beleza, a linda Afrodite.

E assim vamos levando as nossas vidinhas, entre cartazes que pensamos fazer os nossos cartazes em situações diversas, como melhorar ou proporcionar beleza, prazer, alegria e, principalmente nos atribuir poderes divinos.

Na verdade, ainda temos o nosso complexo de inferioridade bem apurado, pois, sendo humanos, buscamos o tempo todo, sermos Deuses.

Ai! de nós, pobres mortais, vamos pelo mundo a buscarmos poderes, que, às vezes, só estão em  palavras que nos fazem sonhar.

Continuemos a acreditar, quem sabe um dia certo e venhamos a alcançar o Olimpo?

 VERBO DAR ou “QUEM BEBE DÁ DEZ!”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *