A Aventura dos Sonhos através dos tempos e dos eventos

I – A Aventura dos Sonhos através dos tempos e dos eventos  (por Sônia Moura)

Etimologicamente: Oniro (sonho); Mancia (adivinhação) – Oniromancia – Arte de predizer o futuro por meio da interpretação dos sonhos, arte esta praticada Desde os primórdios da humanidade, bruxos, sacerdotes e sacerdotisas pagãos e xamãs as têm utilizado para adivinhar o futuro, e na maioria das culturas, os Sonhos são vistos como o presságio em que melhor podemos confiar.

 Os sonhos e a história *os sonhos eram revelações dos deuses ou dos demônios; anunciavam o futuro; eram classificados como  verdadeiros ou falsos. Segundo mitologias gregas, o deus Hipnos seria a própria personificação do sono, e Oniro, a do sonho. Oneirocroticon: livro sobre sonhos escrito no século I a.C, pelo romano Artemídoro. Até meados do século XIX, os sonhos eram interpretados de acordo com os códigos das tradicionais “Chaves dos sonhos”, com a finalidade de prever o futuro.

 Sonhos e Filosofia – Para o filósofo Heráclito, o  mundo dos sonhos é individual e não é resultado de influências externas.

       Para Aristóteles, os sonhos são o reflexo do estado do corpo e podem ser usados pelos médicos para diagnosticar doenças; conceito este, reforçado  por Hipócrates, pai da medicina

       Santo Agostinho e São Jerônimo definiam os sonhos como eventos sobrenaturais e premonitórios.

 Sonhos e a Ciência- Uma definição científica:  o sonho é uma atividade mental que se repete todos os dias, normalmente enquanto dormimos.

 Sonhos e a Psicanálise FREUD: sonhos são desejos contidos; Freud também ressalta e privilegia a essência erótica dos sonhos; e ainda afirma que os sonhos também trazem para o sujeito sua própria realidade, pois, segundo ele,  só dormindo temos contato com o real.

      JUNG: a análise dos sonhos está associada à existência do inconsciente coletivo, dos símbolos e dos arquétipos. Os sonhos revelam os mais profundos desejos, mas não necessariamente estes estão ligados à sensualidade, à sexualidade ou ao erótico.

 Religiões

 TALMUD – sonhos contêm profecias; podem conter predições ou advertências; todos os sonhos contêm alguma coisa inverossímil.

BÍBLIA – em seus vários livros como Gênesis, Atos, Deuteronômio,  Salmos, encontramos sonhos e visões de profetas, entre eles:  Daniel, Jó, José, Samuel.

 ESPIRITISMO – sonhos podem ser  manifestação puramente cerebral; realização de desejo ou ser o desprendimento do espírito, em  atividades extra-corpóreas.

 SONHOS – algumas particularidades

 Os sonhos influenciam a nossa vida, mas também recebem influência dos dados do ambiente, são sensíveis a mudanças do meio e servem também como catapulta, pois podem nos auxiliar a compreender nossas vidas e iluminar planos futuros.

 *Sonhos ocorrem durante o sono REM (Rapid Eyes Moviment), é denominado como “sono paradoxal”. Este é o momento em que acontece intensa atividade registrada no eletroencefalograma (EEG); a atividade cerebral é semelhante à do estado de vigília e a atividade onírica é intensa. É durante essa fase do sono que é feita integração da atividade cotidiana, a separação do que é comum e do que é importante. O sono REM representa 20 a 25% do tempo total de sono e surge em intervalos de sessenta a noventa minutos.

 ·         Os sonhos são essenciais para o bem-estar físico e psicológico do indivíduo.

 * Sono NREM (ou não-REM) ocupa cerca de 75% do tempo do sono e divide-se em quatro períodos distintos conhecidos como estágios: estágio 1 – sonolência; *2 – dormir, não profundamente; 3 – sono intermediário; 4 – sono profundo, por cerca de quarenta minutos.

 *Ao dormir os sentidos “perdem-se” nesta ordem: visão, paladar, olfato, audição e tato. E “retornam”, na seguinte ordem: tato, audição, visão, paladar e olfato.

 Classificação dos Sonhos: proféticos e/ou divinatórios, de revelação, premonitórios, paranormais, arquetípicos,recorrentes ou de repetição,  lúcidos.

 Pesadelo

       Pode ter origem em algo real; ser provocado por mudanças não assimiladas, desejos não satisfeitos ou descobertas não muito felizes como qualquer outro sonho, pode estar relacionado ao passado de quem sonha.

 Por tudo que foi visto, cabe um alerta: Quem se dispõe a estudar os sonhos deve manter a mente sempre aberta.

 

 (Palestra proferida na Universidade Cândido Mendes – 2008)

                                             sonho

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *