ENCRUZILHADA

ENCRUZILHADA  (por SÔNIA MOURA)

Etimologicamente, a palavra cruz origina-se do latim  1- crux, crucis- designa diferentes tipos de instrumento de suplício; 2 -crucius – significando atormentar, torturar; pregar na cruz; 3- cruciatus significando suplício, dor, sacrifício, aflição.

Sabendo-se o que está na raiz desta palavra, como se faz quando a vida nos apresenta uma encruzilhada e que nós temos a certeza de que precisamos tomar uma decisão e, no entanto, o destino ou  a vida colocam em nossas mãos, mentes e corações, e não só em nossas costas, uma cruz, ao mesmo tempo que nos vemos no entroncamento de caminhos a escolher e, perdidos, não sabemos o que fazer?

Aflição, palavra que também significa dor, agonia, angústia, irá acompanhar aquele que se encontrar numa encruzilhada, buscando uma luz que o guie ao caminho certo. Tudo leva a crer que a melhor resposta à pergunta que pesa sobre os ombros, a mente e o coração do que está angustiado é um segredo que somente o tempo poderá desvendar.

Na verdade, estar numa encruzilhada é estar dentro de um jogo de espelhos, no qual o que o jogador vê é solidão e melancolia.

Se fosse possível, quem sabe, um gênio ou uma fada-madrinha pudessem ser conclamados a nos ajudar. Pura ilusão! Não há artifício, mágica ou malabarismo que nos tire do meio da encruzilhada, somente aquele que lá se encontra pode decidir que caminho seguir.

Outra vez, só me resta aconselhar que nos voltemos à fé e à oração, pois, se não resolver o dilema, ao menos  ajuda a acalmar o coração, a mente e a alma.

 

ENCRUZILHADA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *