REFORMA ORTOGRÁFICA IV (ou Acordo Ortográfico) – CREDELEVE e agora?

REFORMA ORTOGRÁFICA IV (ou Acordo Ortográfico)
CREDELEVE – e agora?

(Autoria: Sônia Moura)

Quando menina, aprendi que devíamos colocar o “chapeuzinho” ou o acento circunflexo nas vogais tônicas fechadas “e” – “o”, assim como a acentuação tônica da vogal “a” seguida de m e n, por exemplo: tônico, ipê, lâmpada, pânico.

Mais tarde, também aprendi que, quando a vogal estivesse dobrada e o som fosse fechado(“vôo, lêem), lá deveria estar o famoso acento circunflexo.

Já naquela época, eu me perguntava: -Se o som é fechado, porque o chapeuzinho está sempre aberto? Coisa de criança curiosa, dirão.

Tempos depois…

Usando um processo mnemônico, ensinava a meus alunos uma forma de “guardar” quais os verbos (e derivados), em que uma das vogais deveria ser acentuada. Esta era a forma: CREDELEVE [crer-dar-ler-ver].
A partir do novo acordo, vivo a me perguntar: O quer fazer com o gostoso CREDELEVE? E agora?
Agora o meu gostoso CREDELEVE não tem mais nenhuma serventia, só me reta jogá-lo no lixo. Que pena, eu gostava tanto dele…

O tempo passou e …

Embora a maioria das regras referentes ao emprego do acento circunflexo continuem firmes e fortes, eis o novo “não-uso” do acento circunflexo:

“Não se usará mais o acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos “crer”, “dar”,“ler”, “ver” e seus derivados. A nova grafia para algumas das flexões destes verbos é creem, dêem, lêem vêem.Assim como foi abolido o acento circunflexo em palavras terminadas em hiato “oo”, como “enjôo” ou “vôo” -que se tornam “enjoo” e “voo” “.

REforma ortográfica IV

Um comentário sobre “REFORMA ORTOGRÁFICA IV (ou Acordo Ortográfico) – CREDELEVE e agora?

  1. klikeducação disse:

    Oi Sonia, adorei seu blog e quanto ao Credeleve…eu escrevia hoje sobre ele no meu blog, penso que a gente pode manter a memória, só é preciso trocar a ação….agora não se acentua mais, rsrsrsr. Bom, foi assim que eu resolvi.
    Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *