EAD – [Re]Construção, Motivação e Manutenção

 EAD - [Re]Construção, Motivação e Manutenção

EAD – [Re]Construção, Motivação e Manutenção

(Autoria: SÔNIA MOURA)

 

Após absorvermos considerações teóricas sobre os elementos articuladores – [Re]Construção, Motivação e Manutenção –por meio de pesquisas, de práticas de ensino e de diversos usos que se pode fazer com estes três elementos basilares da educação, esperamos encontrar formas de buscarmos caminhos que levem ao entendimento e ao esclarecimento de como o ensino pode ser transmitido e quais obstáculos deverão ser transpostos,  para alcançarmos os principais objetivos do processo ensino-aprendizagem.

 

Alojadas no bojo das conceituações teóricas, as questões em destaque nos incitam a enxergar melhor as práticas pedagógicas e apontam para matrizes conceituais por onde estas práticas circulam e, deste modo,  promovem ligaduras indissolúveis entre o universo ensino – aprendizagem e entre aqueles que neste campo transitam.

 

Por isto, consideramos importante a investigação de projeções teóricas sobre práticas educacionais, uma vez que é impossível ignorar-se o entroncamento entre estes três pilares: [Re]Construção, Motivação e Manutenção, em relação às estratégias adotadas para o bom desenvolvimento do ensino, aqui especialmente voltadas para o ensino a distância (EAD).

 

Muitas vezes consideradas díspares, teoria e prática fomentam conflitos e consensos, isto ocorre pelo distanciamento criado entre ambas, por meio de realidades factuais que acabam por se transformar em realidades ficcionais em nosso sistema de ensino e também no âmbito sócio-profissional, onde raízes profundas de paradigmas antiquados, insistem em permanecer.

 

É o estudo da correlação entre teoria e prática, que nos permitirá certamente, entender melhor a possível efetivação dialogal entre a teoria e a prática, uma vez que, pela abordagem do ensino a distância, como método desafiador, assim, possivelmente barreiras deverão ser derrubadas por nós, seja no papel de alunos ou de tutores.

 

Ao defender a proposta de que a educação deve ser permanente e integradora, Bertrand Schwartz assim a define “a integração de atos educativos num verdadeiro ‘continuum’ no tempo e no espaço, pela conjugação de um conjunto de meios (institucionais, materiais, humanos) que tornam essa integração possível.” . A integração de que nos fala Schwartz refere-se a todos os modos e meios por intermédio dos quais a educação e/ou o ensino podem realizar-se.

 

Partindo-se de conceitos como este, verifica-se que o ensino a distância é um grande partícipe na educação permanente e continuada, uma vez que sua estrutura funcional permite flexibilidades e a autoformação supervisionada, entre outros, portanto o ensino a distância mostra ser um caminho seguro para aqueles que desejam manter-se atualizados e ambicionem desenvolver novas potencialidades, provendo necessidades da atualização contínua de conhecimentos no campo social e profissional.

 

(Trabalho apresentado à Fundação Getúlio Vargas)

Um comentário sobre “EAD – [Re]Construção, Motivação e Manutenção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *