LIVRO DE MEMÓRIAS

 livro de memórias

LIVRO DE MEMÓRIAS   (por Sônia Moura)

Um livro de memórias não guarda tudo, mas, como arte, guarda para sempre as muitas faces de histórias únicas e múltiplas, e, ao mesmo tempo, tão singulares e tão plurais, ele guarda a história de um e a história de todos, que se repete, repete, repete…

Logo, um livro de memórias pode ser:

… poesia que se põe a revelar uma realidade que pode não ser nova, mas pode ser desconhecida de muitos.

… pode ser feito de palavras que servem para registrar vibrações que já estão inscritas nas doces ou amargas lembranças.

… pode ser a manifestação insistente da consciência em forma de melancolia e, às vezes, em forma de desespero.

… pode ser a presença de retratos órfãos e desassistidos, os quais voltam para (re)viver suas aventuras.

… pode guardar o sabor acumulado de beijos e de abraços que foram trocados ou apenas desejados, mas que são para sempre lembrados.

… pode representar o esforço em mostrar o ornamento de uma vida, na qual o conjunto de imagens e de seus múltiplos momentos serpenteiam e se transformam em texto.

… pode repassar a invisível atração da presença de uma realidade subterrânea, que emerge em forma de palavras que vêm atingir a superfície, manifestando-se em linhas, em parágrafos, em capítulos.

….pode aparecer cravejado de ironias  em relação à vida de todos e ao contexto social,  como fez Machado de Assis, em seu brilhante: Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Enfim, um livro de memórias é a estrada que permite a caminhada para trás; é o desvendamento de mistérios que embalaram vidas já vividas, e, quem sabe, poderão ajudar a ajudar a orientar vidas por viver?

2 comentários sobre “LIVRO DE MEMÓRIAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *