Dois fãs e um herói

MáscarasVejam como a máscara pode servir a dois propósitos tão diferentes:

I – Sem tirar a blusa do herói preferido, o homem-aranha, Riquelme Wesley dos Santos, de 5 anos, não pára um minuto. Muito menos para dar entrevistas e repetir mais uma vez a história que o projetou da pequena Palmeira, em Santa Catarina, para todo o Brasil.
Na sexta-feira (9), o menino entrou na casa em chamas de uma vizinha, e salvou a filha dela, de 1 ano e 10 meses. Segundo os bombeiros, na hora ele teria gritado que é o homem-aranha. [12/11/2007]

II – Com uma máscara do Homem-Aranha, um jovem de 25 anos assaltou uma joalheria nesta sexta-feira (23) em Araçatuba, cidade distante 530 km de São Paulo. Apesar de ter conseguido pegar 26 relógios, ele foi descoberto pelo sistema de alarme, que soou. O homem acabou preso. [23/11/2007]

Em sua origem etimológica, a palavra máscara pode significar: maschera(árabe); masca(latim) = “demônio”; mashera>mashara (italiano) = bufão; maschera> mashara> masca>máscara = bruxo, feiticeira (origem celta, germânica), pode significar também: pessoa (persona- lat.), emoção; alma (seele – alemão), monstro (grego).

Será esta uma  confirmação do antagonismo escondido pela palavra máscara?

Um comentário sobre “Dois fãs e um herói

  1. Sueli Maria Strapasson disse:

    Professora Sonia Moura, boa tarte! Sou professora de História na rede estadual de ensino em Curitiba. Estou iniciando meu curso de mestrado, “Máscaras africanas e a identidade sóciocultural do povo africano”, o seu site apresenta várias origens para a palavra mas não sita a fonte. Achei muito interessante a sua pesquisa, mas que eu possa utilizá-la, além de citar a professora – como de fato será, preciso saber onde as encontrou. Pode me ajudar? Consultei o Novo Dicionário Aurélio mas não resolveu. Agradeço a atenção. Um abraço afetuoso. Fique bem. Sueli.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *