SORRIA, BRASIL, SORRIA!

SORRIA, BRASIL, SORRIA!

Levantamento indica que 58% dos brasileiros não têm acesso adequado a escovas de dente



http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/03/09/


BRASÍLIA – Um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde indica que, em 2008, 58% da população brasileira não tinha acesso adequado a escovas de dente. O número inclui pessoas que usaram o produto de forma esporádica ou inadequada – quando o uso da mesma escova é feito por um período muito prolongado – e também brasileiros sem acesso algum. 

De acordo com o coordenador nacional do programa Brasil Sorridente, Gilberto Pucca, a não-utilização de escovas de dente no país é mais comum do que se imagina. Em entrevista à Agência Brasil, ele alertou que praticamente todas as capitais brasileiras apresentam índices de acesso zero ao produto. 


É sabido que uma das formas de se avaliar a saúde de uma população está na boca.

É a qualidade bucal, especialmente dos dentes, que mostra se a população faz a higiene bucal, adequadamente, potanto, preserva sua saúde e mostra que a educação e higiene existe..
Quando lemos que 58% da população dos brasileiros não tem acesso adequado a escovas de dente, instrumento básico para a saúde bucal, imagina pensar-se que este número de brasileiros tem direito ao consultório dentário?

 

Segundo a reportagem: “ Atualmente, o Ministério da Saúde possui 18 mil equipes de saúde bucal dentro do programa Saúde da Família, além de mais de 650 centros especialiazdos dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). A meta do governo é, até o final de 2009, incorporar kits compostos por escova e pasta de dente em 100% das equipes de saúde bucal – mil kits por equipe.”

Parece que estamos despertando para a importância que os cuidados com os dentes têm para o bem de todos.

Brasil, seu povo precisa sorrir de verdade e com saúde.

sorriso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *