SONHO (POSSÍVEL)

SONHO (POSSÍVEL) (por Sônia Moura)
“Chesley Sullenberger estava no comando do Airbus A320, da companhia aérea US Airways, quando precisou fazer um pouso forçado no rio Hudson, em Nova York.
Apesar das proporções do incidente, todos os 150 passageiros a bordo, além dos cinco membros da tripulação, sobreviveram sem maiores ferimentos.”

Realmente, o piloto Chesley Sullenberger merece todas as homenagens a ele prestadas e merece, também, ser chamado de herói. Isto é inegável.

A imprensa brasileira, especialmente os tele-jornais, deu grande destaque ao feito do piloto, dedicando a esta notícia boa parte do noticiário, chamando-o de herói.

Eu tenho um sonho (possível): que a imprensa brasileira também se lembre de nossos heróis.

Por exemplo,onde estão as homenagens e o reconhecimento aos homens do Corpo de Bombeiros que, durante as últimas enchentes (Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais), tanto fizeram pelas vítimas destas tragédias? Ou, onde estão as homenagens aos voluntários que deixaram suas famílias e afazeres e se dedicaram àqueles que necessitavam de seu apoio?
E, a tantos outros que muito fizeram e fazem por este povo e por este país.
(Claro que os bombeiros,os voluntários e tantos heróis anônimos não estão pedindo reconhecimento ou homenagem, mas que mereciam, ah! isto mereciam mesmo.)

A TV brasileira continua distribuindo homenagens ao piloto americano, enquanto em Nova York, americanos ufanistas, orgulhosos, fotografam o avião submerso, e, enaltecem gloriosamente . o feito e o responsável.

Será que, nós demonstraríamos o mesmo orgulho se este piloto fosse brasileiro ?

E por falar em piloto, lembremo-nos de que muitos brasileiros perderam a vida num acidente recente entre o boeing da Gol e o Legacy, pilotado por pilotos americanos que, acreditem, foram recebidos como heróis em seu país.

Os pilotos do jato Legacy que colidiu com o Boeing da Gol em setembro de 2006, matando 154 pessoas e causando a segunda maior tragédia da aviação brasileira, manusearam o transponder de forma errada. É o que mostra o relatório final da Aeronáutica sobre o acidente, Se estivesse operando normalmente, o equipamento teria evitado o acidente, porque é ele que aciona o TCAS, sistema anti-colisão que orienta com um aviso sonoro o piloto sobre que manobra deve fazer para desviar de um outro avião. O relatório revela que o transponder do Legacy foi manuseado de forma errada pelos pilotos e entrou em “stand by” inadvertidamente. informa reportagem da colunista Eliane Cantanhêde na Folha”
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u475967.shtml

Portanto, atenção:

Nós, brasileiros, precisamos olhar para nós mesmos, com mais atenção e carinho, levantando nossa auto-estima que há muito está em baixa.

oLHAR

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