FACA DE DOIS GUMES

FACA DE DOIS GUMES (por Sônia Moura)

Jornal da era nazista volta às bancas na Alemanha [Marcio Damasceno (De Berlim para a BBC Brasil)]

Hitler voltou às primeiras páginas de jornais na Alemanha. A responsável por isso é uma editora britânica, que está lançando esta semana nas bancas do país uma série de edições originais de jornais alemães da era nazista. Entre elas, a reimpressão do diário nazista Der Angriff (O Ataque), fundado em 1927 por Joseph Goebbels, futuro ministro da Propaganda do Terceiro Reich.

(…)Charlotte Knobloch, presidente do Conselho Central Judaico na Alemanha, advertiu que “se os jornais e a propaganda nazista, publicados de forma claramente destacada dos comentários históricos, forem percebidos isoladamente, a experiência pode ser fatal”.A redatora-chefe da publicação, a historiadora Sandra Paweronschitz, diz que Zeitungszeugen deve contribuir para uma discussão equilibrada sobre o tempo nazista.A editora está lançando os jornais com um generoso suplemento informativo, incluindo artigos e análises de historiadores renomados, enfocando a época do Terceiro Reich.(…)Livros e matérias sobre o Terceiro Reich têm vendido bem na Alemanha. Para se ter uma idéia, as edições mais vendidas da respeitada revista alemã Der Spiegel costumam ser aquelas trazendo Adolf Hitler na capa.

Compilado do site:
http://www.multivita.com.br/niu/show.phtml/alemanhajornalnazismo_md.shtml

É provável que a intenção dos editores seja retomar o fato histórico, para que sirva como fonte de informação e de estudo, para que o mundo não se esqueça de que barbáries, como as praticadas pelo nazismo, não devem se repetir.

Por outro lado, (queira Deus estejamos enganados) quem sabe estas reedições despertem/reforcem/estimulem mentes insanas a reviverem o terror de outrora, que deixou marcas indeléveis, assinalando este período da história da humanidade, como um dos mais cruéis e degrandantes.

(Oxalá o mundo acorde e este quadro que, a cada dia, se expande na Faixa de Gaza seja contido, antes que seja tarde demais e coloquemos mais nódas em nossa história. Adotemos a PAZ!.)

Guerra e Paz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *