o AUTOMÓVEL E OS CAVALOS

                                     Automóvel e cavalo

O AUTOMÓVEL E OS CAVALOS (Autoria: SÔNIA MOURA)

O termo horsepower foi criado pelo engenheiro escocês James Watt.
O fato é que Watt trabalhava com seus cavalos içando carvão de uma mina e queria transmitir a idéia da potência disponível de um desses animais. Terminou descobrindo que os cavalos da mina eram capazes de executar, em média, 22.000 pés-libra (3.044 quilogramas.metro, ou kg.m) de trabalho em um minuto. Ele deu então um acréscimo de 50% nesse número e determinou que um cavalo-vapor é equivalente a 33.000 pés-libra de trabalho (4.566 kg.m) em um minuto.

[ Adaptação – vide: http://carros.hsw.uol.com.br/cavalo-de-forca.htm]

Tropel – [ETIMOLOGIA] – do espanhol tropel(século XIV), do francês antigo tropel = rebanho; trop – -elemento de composição antepositivo, do francês troup= bando de animais, de pessoas.
Atropelar = a+ tropel + ar = 1- Passar por cima, calcando; 2- Levar a tropel; 3 – Apanhar (alguém com veículo em acidente).

{Dicionário Houaiss}

As informações acima nos mostram que automóvel e cavalo mantêm entre si relações lingüísticas intrínsecas.
Esta mostra serve para percebermos a extraordinária capacidade de recriação do mundo pela palavra, evitando que a monotonia se aposse de tudo e de todos que há nele.
Cada palavra nova ou renovada é o fruto de mesclas e acréscimos, como marca de que a palavra aí está para reproduzir o mundo.
Assim, o mundo se constrói pela fascinante arte da palavra que arma e desarma jogos e promove a circular viagem do homem, dando a ele todas as possibilidades de criação que este material humano –a palavra – lhe garante.

Cavalo automóvel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *