O Segredo e o Ninja

(autoria Sônia Moura)



Assistindo a um programa de televisão, no qual, crianças davam significações e significados a palavras,  muitas foram as definições interessantes, mas, uma delas  sobressaiu-se.

E foi sobre o significado da palavra  SEGREDO, que ouvi uma das mais interessantes definições sobre esta palavra , dada por um menininho que deveria ter de seis a sete anos.
Do alto de sua sabedoria infantil, deu-me uma lição sobre como entender a semântica da vida, de forma brilhante. Usou o que via para falar do que sentia, ou seja, de como entendia a palavra segredo, fazendo uma perfeita associação de idéias entre a palavra e a forma como nos são apresentadas as figuras dos ninjas e de seus uniformes (embora outrora fossem azul marinho ou marrom para que ficassem bem escondidnhos).

E como “O Shinobi Shozoku, ou uniforme ninja, tinha por função camuflar o ninja no ambiente, de modo a facilitar a sua “invisibilidade”, esta é, definitivamente, a melhor definição para a palavra SEGREDO.

E, como sabemos, assim como no uniforme dos ninjas, sempre há um lugarzinho por onde o segredo (ou parte dele) aparece.

Eis a fabulosa definição: 

“- Segredo é igual a um  ninja, fica tudo escondido, só fica um pedacinho de nada, bem pequenininho aparecendo.”


Ninja

Escrito por

Sônia Moura

SÔNIA MOURA é Doutora em Letras (Literatura Comparada), Mestra em Letras (Literatura Brasileira), Pesquisadora na área da Simbologia, Professora de Língua Portuguesa e de Literatura Brasileira e Produtora Cultural.

No centro de suas atividades, está sua parceira inseparável: a arte, coordenando suas múltiplas vozes e os misteriosos momentos da sua criação.