CICLO DA CRIAÇÃO

CICLO DA CRIAÇÃO

CICLO DA CRIAÇÃO (Por Sônia Moura)

De repente, este poema surgiu no caminho do poeta e se agarrou em seu corpo, em sua mente e esta súbita presença fez nascer uma vontade incontrolável de o bardo tomá-lo nos braços.
Primeiro, veio uma palavra, meio tímida, mas determinada a não largar sua presa, entrelaçou suas garras nas pernas do poeta e por elas foi subindo, subindo…
Depois, outras palavras chegaram, estas, mais atrevidas, umas outras eram levadas da breca, e algumas se mostravam com uma dose gostosa de indecência. Em grupo foram se chegando, fazendo enorme algazarra e tomando conta desta casa que é feita de corpo, espírito e mente.
Estas ficaram ali conversando entre si, brigando entre si, se esbofeteando, mas, em seguida, foram se juntando, se esbarrando, se aceitando e nasceram versos, que foram se agrupando, se agrupando…
Ora touros na arena, se defendendo da provocação do poeta, ora serenas, aceitando os arreios, as palavras formavam fila e demarcavam territórios.
Assim as estrofes foram sendo compostas. Altaneiras, cheias de não me toques, diziam para as palavras e para os versos: – Estamos completas, aliás, somos completas.
Maliciosamente, o poeta sorriu para as estrofes, afagou os versos, bolinou as palavras, buliu com os deuses, e as divindades disseram a ele que poetar era a sua missão.
Então, embreando-se na floresta de palavras, decifrou a mensagem dos deuses da criação, catou cada palavra, grão por grão, eliminou do seu jardim as ervas daninhas, limpou o fundo do seu poço, e, com sua pena, mas, sem pena alguma, riscou o papel, rabiscou, apagou, emendou e enfim, nasceu o poema que nele se tatuou.
Ao final, exausto, mas feliz, o poeta lambeu a sua cria o quanto pode, conferiu-lhe traços poéticos, banhou-a nas águas de todas as metáforas, enfeitou-lhe os cabelos, e, por fim, deitou-se na rede a dizer: -Ufa, eta parto difícil!

(Da obra: SÚBITAS PRESENÇAS de Sônia Moura)

CICLO DA CRIAÇÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *