À MINHA PRIMEIRA PROFESSORA

 À MINHA PRIMEIRA PROFESSORA

À MINHA PRIMEIRA PROFESSORA  (por SÔNIA MOURA)

 

Desde muito cedo aprendi a amar meus professores.

 

Lembro-me com ternura da minha primeira professora ADYR DA CONCEIÇÃO, moça modesta, professora gigante, com o maior coração que eu já vi.

 

Quanto ao maior coração, é certo que a ciência irá me desmentir, mas ele está lá, no balaio das minhas memórias afetivas a pulsar num ritmo que só o coração infantil entenderá, dado o amor e a admiração que lhe causa um bom professor.

 

Até hoje, às vezes, a menina que mora em mim se pergunta:

 

Como aquela mocinha conseguiu formar a todas nós, dando aulas para as quatro séries do primário(1a à 4a – naquele tempo era assim mesmo),  TODAS situadas no mesmo espaço, isto é, na mesma sala?

 

Como conseguia ensinar a tantos, usando o mesmo quadro negro (também era assim naquela época), divido em quatro partes iguais?

 

E qual é poder de encantamento que, depois de tanto tempo, me faz lembrar dela com todo carinho? Onde está o segredo da mágica destas encantadas e encantadoras criaturas?

 

Alguém poderia me explicar de que forma se guarda na memória, não apenas explicações, conceitos ou regras, mas a forma, o jeito como a professora ensinava, ainda hoje consigo ouvir e diferenciar o som daquela voz, ainda me lembro claramente de como aprendi, por exemplo,  o que é metamorfose.

 

Sei que cientificamente a memória é classificada em diferentes categorias e numa delas está a memória deste tempo que há muito se foi é a memória de longo prazo (ou de longa duração), mas, para mim, trato-a mesmo como a memória do amor.

 

Claro que alguns vão torcer o nariz para a memória do amor, outros vão achar piegas, outros ainda vão dizer: – Que bobagem! Eu entendo, cada um tem sua opinião, sua conceituação e sua maneira de ver o mundo, eu entendo, no entanto, hoje, sendo eu também professora, posso dizer que esta é mesmo a memória do amor.

 

Através desta homenagem especial dedicada à minha primeira professora ADYR DA CONCEIÇÃO, busco reverenciar todos os mestres que sempre farão parte da minha vida e a eles eu digo, com todo amor e carinho: FELIZ DIA DO PROFESSOR!

 

Obs.: Não tenho foto da professora ou com ela, é que … naquele tempo, pouca gente desfrutava deste “luxo”).

Primeira professora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *