NOMES REAIS (por SÔNIA MOURA)
Um dia, o Rei Nado III chamou o Conde Nado Alvarenga e o Conde Nando Charvaniel Bragança e pediu-lhes para que comunicassem ao conde Coración Molière de que, a partir daquela data, o Guarda Napo Emerando faria a segurança de sua família, juntamente com o Guarda Sol Tarumã Ditoso.
Feitas as mudanças necessárias, o Rei Nado III chamou o seu fiel escudeiro Marco Zero Gonçalves Nesbil e ordenou-lhe que avisasse ao comandante Leo Pardo Braga Leco que trouxesse à sua presença a condessa Marie Olla Dulce Angustura.
À noite, chegaram ao palácio real a condessa e sua comitiva, o rei aguardava a senhora e queria falar-lhe em particular.
A condessa estava um pouco tímida (ou seria assustada?), uma vez que a guarda real fora apanhá-la em casa e esta fora escoltada pelo Guarda Napo e pelo Guarda Sol, os principais homens da guarda real.
O que desejaria o rei?
Antes de encontrar o rei, a condessa foi recepcionada pela princesa Inês Perada Albuquerque, a filha do Rei Nado, que levou a senhora Marie Olla a um dos aposentos e adiantou-lhe o teor da conversa que o rei teria com a convidada real.
O rei estava sozinho há muito tempo, e ela, a princesa, desconfiava que a condessa despertara o interesse do rei, pois, após a morte da rainha, o soberano se isolara, embora a filha sempre o incentivasse a voltar à vida.
Com o rosto em fogo, a condessa não soube o que dizer à princesa e simplesmente sorriu encabuladamente para ela.
No instante em que a condessa estava sendo levada à presença real, chega ao palácio a duquesa Mira Sol Forte, uma das damas da corte que acintosamente se mostrava interessada em substituir a falecida rainha Jacy Foy Embora no coração do monarca.
Ao saber que o rei e a condessa conversavam a sós, a duquesa, antecipando o que viria, deu um grito e desmaiou.
Os presentes riram discretamente, que pena, a duquesa chegara tarde.
A ama da princesa Inês Perada, a senhora Luana Janela Azul discretamente disse à princesa que o rei fizera uma bela escolha, porque a Condessa Marie Olla trazia doce não só no nome, mas também no coração.
E, alguns meses depois…
Sob as bênçãos do céu, da terra e de todos os mares, a juíza Amore Paixão Ardente celebrou a casamento do Rei Nado e da condessa Marie Olla.
A noiva estava linda e feliz, o rei, nem se fala e, após a estupenda festa, os pombinhos apaixonados voaram para uma bela ilha e saborearam a mais linda lua de mel que já existiu.
(Do livro Brincadeiras de Crianças de SÔNIA MOURA)