POESIA e MELODIA
“A poesia é o eco da melodia do universo no coração dos humanos.” (Rabíndranáth Thákhur, ocidentalizado Rabindranath Tagore )
PARTE I – Versos Líricos
Uma das maneiras de se distinguir a poesia lírica das outras duas formas de poesia – a épica e a dramática – é através do modo como o poeta se apresenta no poema, em primeira pessoa.
A palavra lírica carrega uma ambigüidade, entre os gregos era composta para ser cantada ou acompanhada por música, e, com a invenção da imprensa, no Renascimento (século XV) passou para o campo da palavra escrita para ser lida, abandonando um acompanhamento musical.
*[Líricaà Lyra,ae à do grego lúri à instrumento musical de cordas, que juntamente com a flauta, acompanhavam a poesia, daí a expressão:poesia lírica.]
Assim, musa poética e musa da música se identificavam.
Quanto mais a vida florescia e as pessoas ficavam submetidas às leis da polis, crescia a necessidade de as pessoas se expressarem individualmente, nascia então a poesia lírica.
*Grécia – surge a primeira grande voz individual da poesia lírica, é a voz da Safo(´sec. VII-VI a.C).
*Roma- (63 a.C – 14 d .C) – Horácio, Virgílio, Ovídio, Catulo e outros.
*França – região de Provença – verso medieval – (séc. XI e XIII) – especial atenção à melopeia da linguagem (produção de “correlações emocionais por intermédio do som e do ritmo da fala”.
*Portugal – cantigas de influência provençal: de amigo (poeta falava em nome da mulher); escárnio e maldizer.
Parte II – O ritmo, o rito e o poema
O poema é feito de palavras, medida e ritmo.
O RITMO (núcleo do poema) é a sucessão de sílabas acentuadas , com intervalos regulares, e de cesuras (lugar no verso onde um grupo tônico acaba e um outro começa.), de acordo com um determinado padrão métrico; cadência.
I – O Ritmo do Poema
A vida é movida por variados ritmos, tudo é marcado, vivido e sentido por meio de sons, palavras ou gestos.
Em qualquer atividade humana o ritmo é essencial e necessário, seja em produções mecânicas, artísticas ou em competições atléticas (individuais ou coletivas) é o ritmo que dá o andamento de cada atividade.
No entanto, é na poesia que o ritmo aparece de um modo especial. Não precisamos “cantar” um poema para percebermos sua musicalidade, seu ritmo, seus sons, nossa audição irá captar a articulação das palavras do texto, que dita a linha musical do poema.
HAICAI BRASILEIRO (por SÔNIA MOURA)
Por teus caminhos andei
E me encontrei
Ou… me perdi?
Olá, Sônia. Seu site é muito legal, parabéns! Abraços [Cris, do CPII]
Haicai ( por Roberto Dias)
Paraty, para-o-mundo,banco de espera,retorno…
A escritora anônima de mim é crítica
Minha passagem de volta: um livro despretensioso
Queria Sônia,
Adoreia a poesia de seu blog.
Aguardo a recompensa de meu presente: sua crítica.
Abraços,
Roberto Dias