EPICURO ou … fiosando I (Autoria: Sônia Moura)
A existência do homem e sua emancipação são elementos Em destaque na conceituação filosófica de Epicuro. Propondo aliar razão iluminadora e amor à humanidade, Epicuro no“Jardim das Delícias”, ensinava a seus discípulos que o prazer é o bem máximo.
A lição maior de Epicuro está centrada no prazer e na alegria, porque esta é a vocação natural do homem, esta é, para ele, a verdadeira ÉTICA.
A ética de Epicuro se torna atual à medida que sua filosofia está baseada no esclarecimento . Naquela época, assim como na atualidade, as pessoas viviam/vivem dominadas por temores e crendices, os quais impediam/impedem às mesmas de encontrarem a FELICIDADE.
A crítica social, política e religiosa de Epicuro parece falar ao nosso tempo, pois continuamos a imitar valores, a viver na alienação e, continuamos também, imersos em crendices.
Outro ponto importante e muito atual na filososfia epicurista é o que fala sobre o DESEJO, que não é nada mais que “uma imposição social, em seu aparente progresso”, como diz Epicuro.
(UFF 2003 – Parte do trabalho apresentado por Sônia Moura)
Muito bom texto. Da uma ideia do que seja pelo menos uns 70% do nosso tempo. Mudou alguns espaços. O resto continua. Embora ele nao citava Platao mas tem um boa porcentagem.
interessante, o pensamento do filosofo tem haver com aquilo que acredito e busco no cotidiano. A expressão correta pode não ser valores e principios, mas tem em comum as ideias do filoso com o que acredito. Estarei a interagir com sua bibliografia a procura de explicações do que acredito… .
Estava lendo- ´Vida feliz´ do Seneca,Diderot faz um prefacio,em que dizia que nao ha Felicidade sem virtude. E que Epicuro foi um heroi travestido de mulher!.
Bom tambem de acordo com o Filosofo de Jatai,na Caverna de Platao