LUZ e TREVA (Autoria: Sonia Moura)
Ontem o Brasil foi apagado. Ontem nossa energia (elétrica) foi deletada por, aproximadamente, quatro horas.
Hoje, ouço num programa matinal um entrevistado muito bem qualificado tentando explicar o que aconteceu.
Sempre que acontecem problemas como estes, nós, brasileiros, aproveitamos para exercitar a nossa antiquíssima baixa auto estima, então, colocamos todas as mazelas do país em alta. Precisamos mudar este comportamento, enquanto olharmos para o nosso país com olhos e mentes que teimam em mostrar que este é um país muito “ruim”, repetindo frases como estas: “É, só podia ser no Brasil ou Isto só acontece aqui ou Só podia ser aqui mesmo”, nada irá mudar.
Não resolveremos nossos problemas com descrença e descrédito e sim quando passarmos a cobrar que o governo (qualquer governo) faça a parte dele, sem nos esquecermos de fazermos a nossa parte também.
Não vamos aqui tapar o sol com a peneira, seja neste ou noutro governo, talvez se faça necessária a atualização do sistema elétrico que abastece o país (se bem que ouço especialistas dizerem que este sistema, no Brasil, é um dos melhores do mundo).É necessário também dar maior atenção a outras questões primordiais, como: saúde e educação.
Muito ainda há que se falar sobre o ocorrido, o governo ainda não veio dar a sua versão oficial dos fatos, o que eu acho um erro, esta demora só irá dar margem a especulações, apenas foi dito que a questão do apagão de ontem -10/11 às 22:13- está relacionado com clima, o que não convenceu a muitos, . Fala-se também em sabotagem e que algum hacker invadiu o sistema.
Mais não posso falar sobre o assunto “sistema elétrico”, pois são parcos os meus conhecimentos nesta área, assim sendo, para ilustrar o texto, consulto o São Google e dele recebo informações pelo site: http://www.ons.org.br.
Repasso algumas destas informações aos meus leitores:
1.Como a energia elétrica é gerada?
A energia elétrica pode ser gerada através de fontes renováveis de energia (a força das águas e dos ventos, o sol e a biomassa), ou não renováveis (combustíveis fósseis e nucleares).
No Brasil, devido ao grande número de rios, a eletricidade é produzida (mais de 90%) por geração hidrelétrica mas é gerada também em termelétricas que utilizam a fissão nuclear, carvão mineral e óleo combustível.
2. Como a energia elétrica chega aos consumidores?
A energia elétrica é transportada das usinas através das linhas de transmissão existentes em todo o território nacional chegando aos consumidores por redes de distribuição, que são o conjunto de postes, cabos e transformadores que levam a eletricidade até as residências, indústrias, hospitais, escolas, etc.
3. Quais as fontes alternativas de energia?
Para aumentar a oferta de eletricidade é importante considerar todas as fontes de energia disponíveis. As fontes convencionais são: energia hidráulica, gás natural, carvão mineral, derivados do petróleo, energia nuclear. As fontes não convencionais são: energia eólica, solar e de biomassa.
Mas… o que será que, de fato, aconteceu?
Importante mesmo é que este apagão nos faça perceber o quanto precisamos manter nossas formas de energia em alta e que a treva que presenciamos e vivenciamos sirva para entendermos o quanto precisamos de luzes em nossa vidas.
LUZ e TREVA – tão díspares e tão complementares!
Sônia, ótimo artigo(será crônica?). Ouço, também, no noticiário noturno que nos Estados Unidos já aconteceram 10 “apagões”. Pasme você, o governo americano que copiar o modelo de energia elétrica do Brasil. O nosso é melhor em virtude de nossa bacia hidrográfia é melhor. Todavia, você abordou muito bem a questáo da estima: a deles alta, a nossa baixa. Parabéns, guria!