MOTIVAÇÕES (Autoria: Sônia Moura)
Partir de diversas teorias para análise, elaboração e base da transmissão de conhecimentos é prova cabal de que este procedimento – como ponto de partida para posterior discussão – é uma forma de aproveitamento dos diversos paradigmas, propostas e encaminhamentos do binômio ensino-aprendizagem.
Este procedimento confirma que cabe ao professor fazer a leitura crítica do que já está exposto, propor novos caminhos e passar a seus alunos a mensagem de que a aprender pela observação e estudo de variados focos sobre um tema, é o pão que alimenta a vida e que, por conseguinte, é um bom caminho a ser seguido pela escola.
Assim sendo, mesmo que venhamos a discordar em alguns pontos de teorias e práticas já existentes, podemos nos espelhar no que já existe de melhor, para trilharmos novos caminhos e promover a troca de conhecimentos, desbancando alguns paradigmas estabelecidos, para alcançarmos mudanças didático-pedagócgicas, deixando para trás o ranço do poder absoluto, o ranço de uma escola aprisionada a modelos arcaicos, que muitas vezes, o sistema educacional insiste em seguir.
É sabido que a verdadeira transmissão de conhecimentos só acontece quando há troca, desejo, emoção, motivação e confiança entre as partes envolvidas no processo, se não for assim, é sinal de que não houve aprendizagem e sim “transmissão de decoreba”, que desaparecerá quando o aluno virar a primeira esquina, pois : O conhecimento não se copia… se constrói.