SISTEMA DE COTAS

                                                               Cotas

SISTEMA DE COTAS [por SÔNIA MOURA]
A reserva de vagas em universidades federais para estudantes de famílias que ganham até um salário mínimo e meio por pessoa, aprovada ontem pela Câmara, encontra resistência no Senado. A cota por renda foi incluída no projeto que reserva 50% das vagas em universidades federais para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas.”

[http://ultimosegundo.ig.com.br/Brasil – VIA – www.niu.com.br]

Não é sem razão que o sistema de cotas é um assunto polêmico, difícil e complexo, uma vez que, a bem da verdade, o ideal é que tivéssemos uma escola de qualidade para todos, pois, desta forma, todos teriam as mesmas oportunidades.Mas, infelizmente isto não acontece.Assim, nestes tempos cada vez mais competitivos, como pode um jovem que não recebeu a formação adequada entrar na “briga” por uma vaga na Universidade, especialmente, numa Universidade pública? E, assim sendo, como preparar- se adequadamente para entrar no mercado de trabalho sem a devida qualificação profissional?

Neste bojo social, a geração descendente da escravidão ou grupos oriundos, por exemplo, do nordeste ou das agora chamadas comunidades, antecipadamente, sentem-se alijados de qualquer processo seletivo, embora uma boa parte continue tentando. Quando não são excluídos por estes processos, a sua baixa auto-estima trata de excluí-los, é a chamada auto-exclusão.

Basta que circulemos por corredores das Universidades públicas ou privadas para sentirmos o que a história deste país registra, negros e pobres serão minoria absolutíssima e, creiam, assim continuará se não lhes for aberta qualquer tipo de porta ou mesmo uma janela.

E é por esta razão que penso ser adequado, neste momento, o sistema de cotas, para que portas e janelas se abram, dando melhores oportunidades a todos.

No entanto, esperemos que este não se torne num paliativo eterno, precisamos dar mais atenção à educação, sem ela, continuaremos todos, povo e país, sendo apenas o que guarda em si o significado da palavra COTA: parcela, fração, fragmento = pequena parte de alguma coisa e nunca um todo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *