A GARGALHADA DO VILÃO

O coringa

A GARGALHADA DO VILÃO

(Autoria: SÔNIA MOURA)

Algo que até hoje me deixa encafifada:

Por que a gargalhada dos vilões é sempre tão gostosa?

Se não me falha a memória, foi Thomas Hobbes quem disse: a gargalhada nasce da satisfação de quem a emite, uma vez que este julga ocupar posição superior ao outro, de quem ele ri, ou melhor, gargalha. Bem, se não foi exatamente assim que Hobbes defendeu a sua idéia,  creio que não fugi tanto à sua definição, ainda assim, não explica a gargalhada gostosa dos vilões.

Quem sabe se buscarmos na etimologia da palavra consigamos explicar esta “gostosa gargalhada?”
A raiz  [garg-] da palavra gargalhada – é uma onomatopéia do ruído de água durante o gargarejo ou da garganta quando o alimento é engolido sofregamente. Para mim, esta explicação também não  responde à minha pergunta:

Por que a gargalhada dos vilões é sempre tão gostosa?

É claro que se pode rir do outro por nos sentirmos superiores ou por nos sentirmos ou nos julgamos inferiores ao outro, ou ainda, num esforço maior, podemos rir de nós mesmos,ou abafar o riso, fingir que nada aconteceu. Mas, dar uma gargalhada é muito mais que isto, é soltar uma risada forte, ruidosa e prolongada.

Por que será que a gargalhada dos vilões é sempre tão gostosa e atraente?

Quem conseguirá se esquecer da gargalhada do Coringa ou de qualquer outro vilão, as gargalhadas deles são marcantes.

Bem, vou lançar aqui a minha teoria sobre a gargalhada do vilão:
Ele ri tão gostoso porque sabe que não precisará desistir de azucrinar a vida do mocinho, pois este, mesmo que possa, não irá exterminá-lo, pois, como se sabe, a sobrevivência do mocinho depende da insistência do vilão, que se esbalda gargalhando, sempre.

[Por: Sônia Moura]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *