O POETA, A PALAVRA E A POESIA

O POETA, A PALAVRA E A POESIA

O POETA, A PALAVRA E A POESIA  (Autoria: Sônia Moura)

Afastada do teor contextual, a palavra estará condenada ao isolamento? A resposta a esta pergunta dependerá do que se consagra como isolamento, seria o isolamento intelectual? Afetivo? Conceitual? Funcional? Verbal? Extraverbal? Ou seria apenas o falso isolamento da realidade o que nos confunde?

Ao transportar imagens para o poema, através de palavras reinventadas e transformadas por forças sugestivas e pelo poder enigmático das estripulias analógicas, em forma de metáforas, o poeta nos apresenta textos, trabalhados com palavras nascidas do solo fértil da criação e da devoção do fazer poético, comprovando que a mágica do poema está especialmente no simples desdobramento significativo das palavras.

Em cada poema, a transposição de sentidos gerada por efeitos especiais, denominados efeitos estilísticos, é o resultado do esquema montado pelo poeta para que a realidade seja representada por meio de tropos e figuras, dando ao poema a roupagem necessária para que nasça o equilíbrio dialógico, eliminando, assim, a impossibilidade da não-comunicação.

Para o poeta, a palavra é a curva e a bifurcação de caminhos imprecisos e imprevisíveis que ele precisa domar, para reinventar o real tão aprisionado em definições, regras, grilhões. Ao escolher o caminho a seguir, ele busca domar a palavra, para extrair de suas entranhas o sumo preciso do dizer o que se quer, e esta é uma luta constante do poeta com a palavra, porque é difícil torná-la apenas escrava, pois assim como ele que é rei e deus, ela também é rainha e é deusa.

Então , no palco da escrita, o poeta e a palavra estarão sempre a revezar seus papéis, ora ele é o senhor e ela é serva, em outra cena, ele é o servo e ela é sua majestosa senhora, e neste vai-e-vem teatral, ambos se completam e fazem nascer a poesia.

“Não divorcie
A palavra do poeta
É heresia
Por favor, não mate
A poesia.”

O POETA, A PALAVRA E A POESIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *