CARNAVAL

 CARNAVAL

CARNAVAL (por Sônia Moura)

Entre outras explicações de cunho etimológico e/ou histórico sobressai-se aquela que liga o carnaval à carne, ou melhor, o adeus à carne (carne vale) ou à supressão desta (carne levamen). Há também aqueles que ligam a palavra a carro naval (currus navalis).
Quanto ao onde, quando e como surgiu o carnaval também é assunto controverso, alguns defendem que o carnaval nasceu para festejar o início da primavera e aos cultos do deus Dionísio, na Grécia e em Roma.
Outros atribuem o início das festas carnavalescas aos cultos feitos pelos antigos para agradecer pelas boas colheitas, isto há dez mil anos a.C ; outros mais dizem que o carnaval nasceu no Egito, em homenagem à deusa Ísis e ao Touro Apis, sem contar com a turma que defende que foi na Roma antiga que a festança começou com as bacanais, as saturnais e lupercais em homenagem aos deuses Baco, Saturno e Pã.

Seja lá como for e venha de onde vier, o carnaval é a folia mais gostosa que existe, por isto antes de mais nada, o verdadeiro carnaval é uma festa democrática, pois vem do povo, para o povo e feita pelo povo.

Brincar na rua, sem compromisso, deixando a alegria fruir ou apenas ficar apreciando quem se diverte, ou, apenas sorrir de tudo, é o máximo!

Então, viva a festa mais alegre do mundo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *