Sangrando

rosa negraA história de “Sangue Negro” começa no ano de 1898, num lugar denominado Novo México. Numa modesta mina de prata, Daniel luta para tirar algo mais do que algumas faíscas da pedra tão dura quanto ele e consegue, encontra uma pedra preciosa. Neste ínterim, sofre um pequeno acidente, mas, com a garra dos ferozes, Daniel Plainview [brilhantemente interpretado por Daniel Day-Lewis] prossegue em sua busca pela riqueza.
Faz negócios, posa de bom moço promovendo assistencialismo e até arranja um filho, para influenciar a todos, vendendo a imagem de um excelente pai, emoldurando sua imagem pela idéia da comunhão familiar. Enfim, traça seu destino sem uma gota de escrúpulo.
A pedra brilhosa aparece, enquanto a palavra demora um pouco mais para aparecer, só se mostra cerca de 11minutos após o início do filme. A seguir um homem rasteja achando que nunca mais irá se humilhar, mas ao cruzar seu caminho com o pastor Eli Sunday[muito bem interpretado por Paul Dano que também interpreta o irmão gêmeo de Eli: Paul Sunday ]. O pastor, tão ambicioso quanto ele, em algum momento, irá expor Daniel à humilhação, publicamente. Assim é que em seu novo destino, Daniel deixará de ser um minerador para ser um prospector e uma nova história acontecerá.
.
Convenhamos que é difícil escrever-se a sinopse de um filme como “There Will Be Blood” (título original), já que o filme, simbolicamente, aponta para “pecados”capitais. O filme versa sobre a ambição desmedida, sem fazer qualquer restrição, não deixando espaço para “final feliz ou infeliz” para quem quer que seja. Escancara as portas da cobiça humana, joga em nosso colo o que podemos ser ou no que podemos nos tornar, mostrando que o desejo de conseguir ser “vitorioso” a qualquer custo se sobrepõe a todas as formas de relações e de relacionamentos, não há lugar para o amor ou para a amizade, pois a ambição envolve os espaços, penetrando em cada fenda e manifestando-se em cada gota de sangue ou em cada jato de petróleo que venham a jorrar.

Tudo nestes homens (Daniel e Eli), que se batem o tempo todo para ver quem é o mais forte, é falso. Um se mostra como pai exemplar, mas está apenas usando o filho adotivo como adorno familiar, ao passo que o outro é o falso profeta, ´desenho da fraude espiritual, ou seja, ambos exploram a fé alheia.

Desta forma, o humano isenta-se de exprimir qualquer sentimento verdadeiro, até mesmo os sentimentos elementares, ligados às questões familiares são totalmente desprezados. Assim, livre de culpas e de culpados, o homem pode eximir-se de qualquer forma de dor ou arrependimento.
E, como a energia que move os homens está centrada na ambição, na cobiça e na ganância não haverá lugar para atritos entre plano material e o plano espiritual,.uma vez que homens querem é fazer negócios, sejam negócios em relação ao petróleo ou sejam negócios relacionados à fé.
Daniel e Eli são seres gananciosos e manipuladores que só visam ao lucro; a hipocrisia é a arma de ambos e ambos são tão viscosos como o petróleo que jorra durante a maior parte do filme, como o sangue que, como o prometido no título original, irá jorrar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *