TUDO É UM ESPETÁCULO!

 

                                     TUDO É UM ESPETÁCULO!

TUDO É UM ESPETÁCULO!  (Autoria: SÔNIA MOURA)

 

Como diz Guy Debord “O mundo presente e ausente que o espetáculo faz ver é o mundo da mercadoria dominando tudo o que é vivido”, e, neste mundo,  tudo é um SHOW!, tudo é um ESPETÁCULO!

Os avanços tecnológicos nos dizem que somos seres globais: vivemos numa “aldeia” (espaço pequeno que permite os encontros); interagimos  numa rede invisível (internet), mas, embora, aprisionados por esta rede, navegamos, surfamos, temos plena liberdade. Estamos conectados. Estamos????!!!!!!!

Uniformizados marchamos como soldados num círculo e, é também como soldados que vemos todos a mesma imagem, somos todos iguais, estamos (e agimos) todos de modo  uniforme. 

Vemos as mesmas tragédias, os mesmos dramas e as mesmas comédias. É isto, apenas vemos, pois tudo está colocado no palco das telas planas, tudo está ali, à disposição.

No entanto, quando entra o comercial – ou quando a comédia substitui o drama- cria-se o  distanciamento do espaço e do tempo, tão únicos e tão próximos, só nos resta o prazer das imagens espetaculares que virão a seguir.

Acorrentados fazemos parte do “Show da vida , que  é fantástico!” e todos pensamos fazer parte de todos os grandes espetáculos!

A voz do espetáculo – difusa e monolítica – é a voz do poder, dos poderosos, é ela que desarruma/arruma monta/desmonta estruturas, anula diferenças, unifica e nos diz, cinicamente: – Somos todos irmãos!

Assim, todos nós, espectadores expectados, precisamos nos distanciar da realidade para podermos ver sua face autêntica, não aquela face dos big brothers da vida, pois é preciso cortar os cordões que nos manipulam, se quisermos deixar de sermos marionetes felizes.

Conseguiremos?

(UFF – 2007) 

  TUDO É UM ESPETÁCULO!

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *